A hostelaria nacional passou nos últimos anos por um processo intenso de profissionalização do mercado. Os mega-eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos ajudaram a disseminar hostels pelo Brasil e a popularizar esse estilo de hospedagem entre os viajantes do país. Com a pandemia o mercado recuou, muitos negócios foram fechados e os empresários passam por um momento de reavaliar planos e desenhar o que será desse estilo de turismo daqui em diante.
Nesse momento de incertezas, em que o mercado precisa se unir ainda mais, a HI Hostel Brasil, braço nacional da Hostelling International, maior e mais antiga rede de hostels do mundo, criou uma ação de isenção de taxas para novos hostels que quiserem fazer parte da rede.
“Acreditamos que a marca HI, por ser referência em hostels no Brasil e no mundo, pode potencializar e trazer melhores resultados para os hostels”, afirma Rogério Brandão, diretor de qualidade da rede no Brasil. Além de isentar os empresários da taxa de adesão à rede, eles não pagarão a taxa mensal até o fim de 2020.
Com 19 anos no mercado e filiado à HI desde o início, o empresário Danilo Belmonte ressalta que a rede foi fundamental na montagem do hostel. “Começamos com 17 suítes e inauguramos a de número 43 esse ano”, revela o responsável pelo Maresias Hostel, que planeja abrir mais 3 quartos privativos no próximo ano.
Por muitos anos, os hostels foram conhecidos no Brasil como Albergues da Juventude, um lugar onde jovens, principalmente estudantes, se hospedavam de maneira alternativa e bem mais acessível. No imaginário de quem não conhecia esse tipo de hospedagem esses lugares nunca ofereceram boas condições de conforto e higiene.
Os anos se passaram e a cultura de se hospedar em lugares onde compartilha-se espaços, inclusive os quartos, com pessoas desconhecidas foi mudando e atraindo cada vez mais novos adeptos pelo mundo.
Foi nesse cenário que a Hostelling International se fixou como referência no setor, por apostar nesse estilo de viagem há mais de 100 anos. A rede fincou seus pés no Brasil há 49 anos e hoje tem mais de 30 membros pelos mais diferentes cantos do país.
Além das vantagens de ser parte de uma rede internacional, os diretores da HI Hostel Brasil fazem questão de pontuar que eles são a 6a. rede de hospedagem mundial, responsáveis por 10% do mercado global de pernoites.
A diretoria da HI Brasil tem uma cadeira no Conselho Nacional de Turismo, participando de forma próxima das tomadas de decisões estratégicas para o segmento no país. Também são membros da Global Sustainable Tourism Concil, UNESCO, União Européia, Organização Mundial do Turismo, WYSE TRAVEL Confederation e Erasmus.
“Somos novos na área de hostel e a HI tem nos ajudado muito a profissionalizar o nosso negócio e a atingir resultados muito rapidamente”, comemora Luis Fidelix, proprietário do Rosa Surf Hostel, em Imbituba (SC). Dentre as conquistas, ele destaca a obtenção do selo internacional de sustentabilidade e a abertura de portas no Brasil e no mundo, proporcionando troca de informações e ideias com profissionais com larga experiência na área.
Para saber mais detalhes, é só entrar em contato com a HI Hostel Brasil pelo email contato@hihostelbrasil.com.br.
21 Encontro Hi Hostel Brasil
Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da HI Brasil, pode acompanhar a playlist abaixo. Os vídeos são a gravação do encontro nacional da rede, que esse ano foi realizado virtualmente e transmitido pelo canal do Brasil Hostel News no youtube.