quinta-feira, abril 18, 2024

em alta

spot_img

Hostel em Ubatuba é eleito melhor do Brasil em premiação mundial

O Green Haven Hostel, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, foi eleito o melhor hostel do Brasil na 18a edição do Hoscars (Hostelworld Customer Annual Ratings), considerada a principal premiação da indústria hosteleira mundial. 

O anúncio foi feito na terça-feira, 21 de janeiro, pela Hostelworld, uma das principais agências de turismo online do mundo, baseada na Irlanda, presente em mais de 170 países.

Os hostels foram avaliados, durante o ano de 2019, por turistas que usaram o site para reservar suas camas em hostels pelo mundo e deixaram registradas, em mais de 1,1 milhão de avaliações, suas impressões sobre a qualidade das acomodações, a localização, a limpeza e o atendimento da equipe, por exemplo.

A primeira vez que o hostel dos irmãos Vinícius, Tiago e Túlio Fiore tinha levado a estatueta de melhor do Brasil foi em 2015, apenas um ano depois que eles resolveram pegar a casa da família, de frente para a praia de Pereque-Açú, e transformar em uma hospedagem. No mesmo ano eles também foram eleitos os melhores da América Latina.

“Não é mais só uma cama confortável, boa estrutura e um bar legal. Tem que existir essa atenção com cada pessoa que pisa dentro de um hostel”

Mercado em evolução obriga hosteleiros a se reinventarem

Ofurô foi um dos investimentos para diferenciar a experiência proporcionada pelo hostel. FOTO:Divulgação/FB

​Segundo Vinícius, o mercado nacional está se abrindo como se fosse um leque, com opções e ofertas para todos os gostos. A chegada no país das grandes redes, como o Selina e o Jo&Joe (label de hostels do grupo Accor), ajudam a popularizar esse estilo de hospedagem por aqui e acabam forçando todos do mercado a inovarem em suas propriedades.

O empresário destaca a profissionalização na gestão da propriedade como uma das principais mudanças do primeiro prêmio para os dias atuais. Os três irmãos têm hoje uma rotina muito bem definida, com divisão clara de tarefas, que garante que todas as áreas do hostel sejam olhadas com a devida atenção.

“Absolutamente todos os hóspedes nos conhecem em algum momento, mas diminuímos nossa carga horária de contato com eles. Para isso, temos uma equipe invrível que faz esse trabalho com muito suor”, revelou Vinícius em conversa exclusiva com o Brasil Hostel News.

“Ganhar prêmios é uma consequência do trabalho feito com muito amor e respeito pelo dinheiro que os nossos hóspedes gastam conosco”

Estratégia para garantir boas avaliações é o atendimento diferenciado

O trabalho de encantamento do hóspede começa antes mesmo dele fazer a reserva. FOTO: Divulgação/FB

“O que mudou realmente, no nosso ponto de vista, foi o que as pessoas buscam em um hostel. Hoje em dia elas buscam um lugar para se sentirem queridas. Não é mais só uma cama confortável, boa estrutura e um bar legal. Tem que existir essa atenção com cada pessoa que pisa dentro de um hostel”, analisa o hosteleiro.

Atualmente são vários os canais de reservas disponíveis para quem quer garantir sua cama em um hostel, mas eles acabam atingindo públicos difetentes, com expectativas e conhecimento de hostel variado. 

Porém, o empresário garante que a estratégia para atingir as boas avaliações é a mesma em todos: um atendimento diferenciado no pré-venda, durante a reserva e, principalmente, no pós-experiência.

“No Hostelworld isso funciona muito melhor do que nos outros canais por conta do perfil do consumidor, que entende melhor o produto que vendemos”, detalha Vinícius. Ele ressalta ainda a importância de ter na plataforma avaliações ruins, por mais estranho que isso possa parecer para muitos em um primeiro momento.

Nas avaliações é comum ver referências às inúmeras festas que eles promovem. Um bom filtro que define um pouco da experiência do hostel. Fotos: Divulgação/FB

Para ele, é fundamental que as pessoas que não gostam de um hostel escrevam e apontem os motivos que a fizeram ter uma experiância não satisfatória. Essas avaliações funcionam como um filtro para quem pensa da mesma maneira.

Ganhar prêmios é uma consequência do trabalho feito com muito amor e respeito pelo dinheiro que os nossos hóspedes gastam conosco. Não recebemos as pessoas bem pensando nos prêmios dos sites, o mais valioso é o sorriso e a alegria nos rostos dos nossos hóspedes”, garante.

A gente já escreveu aqui no Brasil Hostel News sobre a importância das avaliações e, principalmente, de saber interpretar o que é dito pelos outros viajantes. Afinal, as pessoas têm interesses e expectativas para sua viagem. Por isso, sempre que possível, deixe suas impressões sobre sua experiência. Além de ajudar os hosteleiros a alinharem os ponteiros dos seus negócios, você pode ajudar outros viajantes.

Diego Bonel
Diego Bonel
Jornalista especializado na cobertura do mercado de hostels no Brasil. Desde 2017, está mergulhado na vivência dos hostels pelo país. Adora conhecer as histórias dos viajantes pelo caminho e criou o Brasil Hostel News para compartilhar a cultura hosteleira entre os viajantes brasileiros.

2 COMMENTS

Comments are closed.

Leia Também

Pular para o conteúdo