Há 50 anos a Hostelling International chegava ao Brasil para fortalecer a hostelaria nacional

Vamos usar semanalmente esse espaço para contar e valorizar a história de quem faz a hostelaria no Brasil

0
244
Primeiro hostel no Brasil, no Rio de Janeiro, no Bairro de Ramos, aberto em 1961
Uma das poucas imagens restantes da Residência Ramos, primeiro Albergue da Juventude aberto no Brasil. O negócio foi pensado por um casal de professores cariocas, que foram os pioneiros nesse tipo de hospedagem no país. O “avô” do que conhecemos como hostel hoje, ficava no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro. Arquivo HI Brasil

Ficar em um hostel já é a primeira opção para muitos turistas pelo mundo e a cada dia se torna uma realidade também entre os viajantes brasileiros. Porém, muita gente acha que essa história de compartilhar um quarto com pessoas desconhecidas é uma coisa que surgiu há pouco tempo no mundo e a menos ainda por aqui. 

Mas não é bem assim. E se eu te disser que em 2021 faz 60 anos que o primeiro hostel foi aberto no Rio de Janeiro? Exatamente isso que você leu. 

Muito tempo passou, os albergues da juventude se tornaram hostels, e nós estamos há 50 anos representando esse estilo de hospedagem no país, com presença importante nos principais conselhos nacionais de turismo e em contato direto com hostels que fazem parte da rede HI Hostel, atualmente a maior do mundo.

Se hoje você não abre mão de ficar em um hostel, deve agradecer a esse simpático casal, Joaquim e Yone Trotta, por terem trazido esse tipo de hospedagem para o Brasil. Reprodução Internet

Joaquim e Yone Trotta, um casal de professores cariocas, depois de uma viagem pela Europa, resolveu abrir o que na época chamado de Albergue da Juventude, isso lá em 1961. A coisa se disseminou tanto que 10 anos depois era fundada a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude (FBAJ), que hoje atua sob o nome de HI Hostel Brasil.

Para comemorar esses 50 anos da HI Hostel no país, a gente resolveu se unir ao Brasil Hostel News, que há três anos abriu espaço de mídia para nosso mercado, colocando os hostels e os hosteleiros como protagonistas das notícias. 

Vamos ocupar semanalmente esse espaço com informações e um pouco da história da hostelaria nacional. Além dos textos, toda quinta-feira esse papo, comandado pelo jornalista Diego Bonel, vai para o canal do youtube do Brasil Hostel News.

Queremos reunir gente que faz hostel há muitos anos, alguns até há décadas. As novidades do mercado; as tendências que estão surgindo no mundo; a recuperação do turismo compartilhado no pós-pandemia. Vai ter de tudo um pouco, sempre com foco na hostelaria nacional.

Então, nós da HI gostaríamos de te convidar a acompanhar nossa viagem virtual por aqui. Tem alguma curiosidade sobre hostel, conhece alguma história incrível que mereça ser contada aqui?

É só chamar a gente e trocar uma ideia, combinado?