O Rio de Janeiro é daquelas cidades cheias de cantinhos, muitas vezes desconhecidos até dos cariocas, que são verdadeiros oásis. Foi exatamente um desses lugares, o histórico Largo do Boticário, no Cosme Velho, na Zona Sul da cidade, o escolhido pelo grupo francês Accor para a instalação da recém inaugurada unidade brasileira do JO&JOE.
A marca é conhecida mundialmente por mesclar o clima descontraído dos hostels, inclusive com quartos e banheiros compartilhados, a opções mais tradicionais de hospedagens e também focar muito no segmento de alimentos e bebidas, com bares e restaurantes abertos também a não hóspedes, criando uma integração entre turistas e moradores.
“Nosso objetivo será sempre proporcionar eventos para encontros no JO&JOE Rio de Janeiro, seja um show ou uma aula de esportes, por exemplo. Seguimos o DNA da marca nos certificando de que nossa equipe seja constituída de defensores apaixonados das relações humanas e estamos comprometidos em inserir a comunidade local na programação, criando momentos inesquecíveis para todos”, afirma Bianca Chaves, gerente geral do hotel.
O JO&JOE Rio de Janeiro ocupa uma área de 4.157 m². São 320 camas em 80 quartos e apartamentos, que acomodam até 8 pessoas (além de oferecer opções privativas e coberturas), com projetos artísticos idealizados por nomes como Mariana Papi, Kakau Höfke, Bruno9li, Braga, Marcelo Ment, Jotac e Milton Jofily.
As acomodações são, em maioria, completamente diferentes uma das outras, sendo projetadas individualmente de acordo com as alturas de janelas e portas. Algumas delas fazem parte do conceito arquitetônico “OOO” (em inglês significa “Out of Ordinary”), trazendo a ideia de ambientes que com vivências únicas. Em geral, todo o layout interno engloba a conexão entre as casas e suas diferentes utilidades.
JO&JOE RECUPERA PATRIMÔNIO HISTÓRICO
O conjunto de seis casas históricas em estilo neocolonial, que datam do fim do século XIX e início do século XX, foi comprado pelo grupo francês em 2018. As casas estavam em avançado estado de degradação, colocando esse patrimônio carioca em risco
Na época, a previsão era que o negócio fosse inaugurado no fim de 2020, mas houve atrasos por conta da pandemia e também e por necessidades de readequações no projeto.
Inicialmente, o grupo anunciou um investimento de R$ 50 milhões de reais, mas a conta final para a compra e renovação de seis casas, respeitando suas principais características originais, assim como a floresta nativa ao redor, segundo material de divulgação, ficou perto dos R$ 70 milhões.
As icônicas escadas caracóis, o piso, azulejos e outros elementos receberam um minucioso trabalho da equipe de restauro, com a supervisão feita pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).
Para brindar o acordo de preservar o patrimônio histórico, a Accor publicou um livro que conta a história do Largo do Boticário, mostrando o trabalho de restauro. O escritório paulistano MM18, que tem como sócios os arquitetos Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira, assina o projeto de design de interiores.
“O hotel é o primeiro da Accor a lançar o conceito Open House, que visa atender a todos os tipos de públicos. Além disso, o JO&JOE Rio de Janeiro vai manter a identidade do Largo do Boticário, mas sempre alinhado à filosofia da marca, que visa entregar aos hóspedes e moradores experiências personalizadas”, afirma Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.
Na parte gastronômica há um restaurante principal e o PUB Big Ben JOE, ambos abertos ao público. Já na área exclusiva para hóspedes tem o Detox (com sucos e produtos naturais) e o On Fire (de sanduíches e pizzas) – abertos sob demanda. O complexo ainda possui três piscinas, uma quadra de basquete e espaço de coworking.
ESPAÇO TERÁ PROGRAMAÇÃO CULTURAL E DE EVENTOS
A integração entre hóspedes e cariocas será potencializada com uma intensa programação cultural de eventos. Na agenda inaugural até o final de julho já estão previstos workshops de caipirinha, altinha, circuito sensorial na floresta, aulão de ioga, beer pong, karaokê e saxofone na piscina.
Entre os destaques do projeto está o rooftop com um banco de areia, que promete ser um local para relaxar e também ponto de encontro. A área em frente ao restaurante e bar aberto ao público possui piso revestido em pedras portuguesas, trazendo a ideia do estilo de vida carioca.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE INAUGURAÇÃO
- 23/07 – Circuito Sensorial na floresta
- 24/07 – Aulão de Yoga
- 26/07 – Beer Pong
- 27/07 – Desafio 21 – Jogo de basquete entre os hóspedes
- 28/07 – Karaokê
- 29/07 – Saxofone na Piscina
- 30/07 – Retiro na Floresta
Para tirar dúvidas sobre a programação, saber os valores para hospedagem e também conhecer um pouco mais do JO&JOE Rio de Janeiro, é só dar uma olhada nas redes sociais deles.