Hostels na Praia da Pipa (RN), no Rio de Janeiro e em São Paulo são reconhecidos mundialmente por inovação ambiental, conexão com a comunidade e hospitalidade de ponta
Se você acha que hostels de qualidade só existem no exterior, é hora de mudar de ideia. A plataforma Hostelworld, principal meio de reservas de hostels no mundo, divulgou os vencedores do HOSCARs Awards — considerado o “Oscar” da hostelaria global — e o Brasil brilhou!
Das três categorias voltadas ao turismo sustentável (Responsible Travel Award), definidas por voto popular, duas ficaram com hostels brasileiros.
O JO&JOE Rio venceu na categoria The Eco-Warrior (O Eco-Guerreiro), reconhecido por suas ações ambientais inovadoras e no engajamento dos hóspedes em práticas sustentáveis.
“Já tínhamos sido indicados ao prêmio ano passado, o que já era motivo de orgulho pro nosso hostel que tem apenas três anos de funcionamento. Mas ganhar tem um gostinho mais especial, ainda mais por destacar nossa preocupação com o meio ambiente. Reduzir nosso impacto ambiental sempre fez parte do nosso DNA”, comemorou Bianca Chaves, gerente geral do JO&JOE Rio.
O Lagarto na Banana foi eleito The Culture Champion (O Campeão Cultural, em tradução livre). Emocionado com o reconhecimento, Ophir Morad, criador do hostel, celebrou a conquista como um símbolo do trabalho árduo, da dedicação e do amor pelo universo das viagens.
Para ele, esse troféu é apenas um símbolo do que realmente importa: conectar pessoas, criar histórias e espalhar boas energias num mundo que anda precisando disso.
“Estou muito feliz, de verdade. Isso valida tudo o que fazemos: unir pessoas, gerar memórias, celebrar a cultura e a troca entre viajantes. E, claro, agora é hora de comemorar! Vamos curtir e divulgar essa conquista, porque o setor de hostels no Brasil merece esse reconhecimento”, disse em conversa exclusiva com a reportagem, antes de partir para uma festa no barco em celebração.
Melhor Hostel do Brasil (mais uma vez!)
A comemoração é dobrada na casinha mais animada da Vila Madalena, em São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo – e pela terceira vez na história da premiação – o Ô de Casa Hostel é reconhecido como o melhor hostel do Brasil.
Eles também figuram na lista entre os melhores da América do Sul, com o 3º lugar como Melhor Hostel de Médio Porte e em 4º no ranking geral do continente.
Dois hostels brasileiros debutam na concorrida lista de melhores do Brasil. O segundo lugar ficou com o MORE Ipanema, no Rio de Janeiro, e na terceira posição, o Hostel e Pousada El Shaddai, em Foz do Iguaçu (PR).
“Esse foi o ano em que mais hostels brasileiros estão na lista entre os melhores do mundo. Isso mostra claramente o crescimento dos hostels no país. É gratificante estar ao lado de tanta gente boa de mercado e que fazem a hostelaria nacional essa potência de hospitalidade e experiências”, disse Marina Moretti que ao lado do irmão, Pedro Moretti, rege a afinada orquestra da equipe da casinha, que merece todos os méritos por receber a galera tão bem.
Calor humano brasileiro premiado na Noruega
A hospitalidade diferenciada do povo brasileiro também foi destaque na premiação de melhor hostel da Noruega.
A brasileira que gerencia o HI Bergen Hostel Montana, Amarílis Coelho, comemora o prêmio pelo segundo ano consecutivo e ressalta como é essencial ver os hostels brasileiros ganhando reconhecimento.
“Fiquei muito feliz de ver todos esses hostels brasileiros com destaque no pódio, e por ter conseguido trazer um pouquinho dessa vibe boa aqui pro meu hostel da Noruega. A falta de sol atrapalha, mas a gente compensa com o calor humano” . Foto – Arquivo pessoal
Quer saber quem mais brilhou no HOSCARs 2025? A lista completa dos vencedores está aqui!