Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério do Turismo abriu espeço para o mercado de hostels para marcar presença no Salão Nacional do Turismo, que será realizado entre os dias 08 e 11 de agosto, no Riocentro, no Rio de Janeiro. A hostelaria vai ocupar um espaço de 136m2 que apresentará a experiência diferenciada de hospedagem que esses espaços proporcionam pelo Brasil.
O estande, capitaneado pela Hostelling International Brasil, braço brasileiro da maior rede de hostels do mundo, mostrará um pouco dos principais ambientes que fazem parte de um bom hostel, como um quarto compartilhado e um privativo, um espaço de coworking e, claro, um animado bar.
“É um orgulho poder mostrar um pouco de tudo de incrível que os hostels estão fazendo pelo país. A variedade de experiências, o estilo mais despojado sem deixar o profissionalismo de lado, e o crescimento do mercado no Brasil, atrai gente do mundo todo e já coleciona prêmios internacionais”, comemora Alex de Deus, presidente da HI Brasil.
Durante os quatro dias de evento, representantes de hostels nos mais diferentes destinos do país estarão disponíveis para tirar dúvidas dos viajantes que passarem pelo espaço. “É muito importante estarmos cada vez mais unidos como setor. Foi muito bom ver a movimentação do mercado para fazer esse evento acontecer, cada um colaborando com suas habilidades e acionando seus contatos em prol da hostelaria nacional”, ressaltou Renata Coan, sócia do UP2 Hostel Bar, em Cumbuco, a meca do kitesurf no Ceará.
Vamos falar de hostel?
A hospedagem em hostels ainda desperta muitas dúvidas de viajantes brasileiros. Quem se interessa por hostels, seja um turista ou alguém do trade de hospitalidade, poderá acompanhar o conteúdo de painéis e conversas que ocuparão a tarde do dia 09, com curadoria sob a batuta de Marina Moretti, sócia do Ô de Casa Hostel, em São Paulo e mediação do editor do Brasil Hostel News, Diego Bonel.
A plataforma Hostelworld, principal OTA do mercado de hostels no mundo, apresentará o painel “Fique em hostel e conheça o mundo”; “A cultura hosteleira”, será o assunto abordado pela equipe da hqbeds, sistema de gestão de propriedades entre os mais usados do país; “Excelência em gestão hosteleira” será o foco da fala do pessoal do Grupo MORE Hostels.
Uma roda de conversa batizada de “Hostels que fazem acontecer” reunirá representantes de diferentes hostels para falarem sobre ecoturismo, turismo comunitário, empreendedorismo feminino e turismo de experiência. A tarde de conteúdos será encerrada com uma apresentação da Hostelling International e a história da maior rede de hostels do mundo.
“Esse evento é muito importante por ser uma vitrine do turismo para o público final. Foi com essa cabeça que desenhei a ideia do conteúdo e fui buscar empresas e nomes que são referências no mercado”, destacou Marina.
A 8ª edição do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil!” é uma evento do Ministério do Turismo. O Espaço da Hostelaria é uma realização da Hostelling International, com patrocínio do MORE Hostels, apoio de Eisenbahn e Coca-Cola.
Hostel Vibe
A integração entre pessoas e a troca cultural é um dos grandes diferenciais apontados por quem escolhe esse estilo de viagem. O conceito de compartilhar vai muito além dos espaços. Para mostrar um pouco desse clima único, os hosteleiros e hosteleiras que voluntariamente estão participando do evento promoverão atividades que são sucesso em seus hostels pelo país.
O clássico Beer Pong, o “esporte” oficial dos hostels pelo mundo, promete atrair muitos curiosos para testar a mira com bolinhas de ping-pong e copos com água. Além disso, aulas de dança de ritmos brasileiros como samba e funk, que atraem gringos pelos hostels no Brasil, também terão espaço e devem agitar muito o happy hour do espaço.