Patrimônio histórico, que há décadas se deteriorava, foi devolvido aos cariocas
Valorizar atitudes transformadoras que levantam a autoestima dos fluminenses, e mostrar que o Rio de Janeiro é um estado de boas ideias, é o propósito do Prêmio Band Inspira Rio.
O JO&JOE Rio de Janeiro foi indicado, na categoria Economia, pela revitalização do complexo de casarões do Largo do Boticário.
Em sua terceira edição, o Prêmio atua diretamente na valorização e reconhecimento de pessoas, projetos e empresas que se destacaram ao longo de 2022.
A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de comunicação, através da TV Band Rio e rádio BandNewsFM Rio.
A escolha dos indicados, nas 12 categorias, é feita pela equipe de conteúdo da Band Rio e os vencedores são eleitos por voto popular. Para votar, até às 18h do dia 10 de dezembro, é só clicar nesse link.
Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia para convidados, no dia 12 de dezembro, no Teatro Copacabana Palace, com cobertura em tempo real para as redes sociais e de conteúdo, na Band TV Rio e BandNews FM Rio.
Entenda o que é o JO&JOE
Um pouco de hostel, com quartos compartilhados amplos e bem confortáveis; um pouco de hotel, com suítes privativas e com vistas incríveis; opções de restaurantes e até um pub.
Tudo isso está instalado nesse empreendimento, do grupo francês Accor, que se dispõe a proporcionar ambientes mais descolados, coloridos e cheios de arte.
A unidade do Rio de Janeiro, a primeira no Brasil, foi anunciada em uma coletiva de imprensa em 2018. A estimativa inicial era de um investimento de R$ 50 milhões para a recuperação e adequação da estrutura.
Uma pandemia depois – além de alguns ajustes necessários no projeto – a conta final ficou em cerca de R$ 70 milhões e o empreendimento foi inaugurado em setembro de 2022.
Na parte gastronômica há um restaurante principal e o PUB Big Ben JOE, ambos abertos ao público. Já na área exclusiva para hóspedes tem o Detox (com sucos e produtos naturais) e o On Fire (de sanduíches e pizzas) – abertos sob demanda.
As icônicas escadas caracóis, o piso, azulejos e outros elementos receberam um minucioso trabalho da equipe de restauro, com a supervisão feita pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).
Para brindar o acordo de preservar o patrimônio histórico, a Accor publicou um livro que conta a história do Largo do Boticário, mostrando todo o processo de recuperação.