sábado, abril 27, 2024

em alta

spot_img

Dois dos melhores hostels do mundo são brasileiros

Hostels colocam o brasil no mapa dos mochileiros internacionais

A semana começou com muita comemoração para dois hostels do litoral norte de São Paulo, com o anúncio do resultado do Hoscars 2023. O Green Haven Hostel, de Ubatuba, foi eleito o melhor do mundo na categoria Comunnity Champion, algo como “o campeão da comunidade”, em uma tradução livre. O Hostel da Vila, em Ilhabela, ficou com o título na categoria The People Person, que  premia o hostel que mais integra a galera.

A premiação, considerada o Oscar do mercado de hostels, promovida pela plataforma Hostelworld, revelou nessa segunda, 24 de abril, os vencedores nas cinco categorias que estavam em disputa. 

A disputa desse ano foi especial para o mercado brasileiro, já que seis hostels ficaram entre os finalistas, marcando presença em três das cinco categorias da premiação. Foi um show de criatividade e bom humor para pedir votos. 

Hostels brasileiros em outro patamar

“Sabemos o quão bons eles são, agora o mundo também saberá!”.Foi com essa frase que a Head of Supply para Américas da Hostelworld, Catherine Gilvarry, encerrou uma conversa exclusiva com a reportagem do Brasil Hostel News hoje pela manhã.

Para a executiva, os dois prêmios vão colocar os hostels brasileiros em outro patamar na visão de viajantes internacionais.

“Ganhar prêmios nessas duas categorias é ainda mais relevante para nosso público. Nós estamos comprometidos em ajudar a construir um mundo melhor e, com as iniciativas compartilhadas pelo Green Haven e pelo Hostel da Vila, esses hostels estão contribuindo para isso todos os dias”, revelou ela, que acredita ainda que a premiação pode atrair um público interno que talvez não tivesse considerado os hostels como uma opção.

Ubatuba leva mais um caneco

Essa é a quarta vez que a paradisíaca Ubatuba abriga um dos melhores hostels do mundo. O Green Haven Hostel, negócio criado pelos irmãos Fiore (Vinícius, Tulio e Tiago), se destaca nacional e internacionalmente desde que abriram as portas.

Os irmãos Túlio, Vinícius e Tiago (da esquerda para a direita) transformaram a casa da família em um dos hostels mais premiados do Brasil. Reprodução/FB

Em 2015, com um ano de hostel funcionando, foram eleitos o melhor hostel do Brasil e o melhor hostel da américa Latina. Em 2020, último ano em que o Hoscars premiava os melhores de cada destino, levaram para casa mais uma vez o prêmio de melhor hostel do Brasil.

Conhecidos como o hostel mais festeiro da cidade, mantém uma programação intensa de festas icônicas, como a de St. Patriks Day e o Halloween.

green haven hostel melhor hostel do mundo ubatuba hoscar 2023
Um das mais disputadas do calendário anual do hostel, a festa de St. Patrik´s Day também marca o aniversário do negócio Digulvação

Mas não é só de festa que vive um hostel. A consciência social e ambiental também estão sempre presentes nas ações que o Green desenvolve.

Parceiros de primeira hora da galera da Worldpackers, plataforma que intermedeia a relação dos hostels com os turistas colaborativos, realizam mensalmente ações de limpeza de praias em Ubatuba com a participação de hóspedes e voluntários.

green haven hostel melhor hostel do mundo ubatuba hoscars 2023 hostelworld
As áreas comuns foram pensadas para promover a integração entre hóspedes do mundo todo. Divulgação

O título na categoria Community Champion chega num momento em que eles intensificaram a troca com a comunidade. Recentemente, o hostel foi vencedor de uma licitação de permissão de uso da Ilha Anchieta, um patrimônio natural da cidade.

Por lá, além de levarem a primeira filial do Green para a ilha, eles serão responsáveis pela preservação, por ações de educação ambiental com participação intensa da comunidade e das autoridades fiscalizadoras, entre outras ações.

“A gente tá muito feliz e honrado, a premiação nessa categoria mostra que estamos no caminho certo para atuar cada vez mais em parceria, desenvolvendo o turismo em Ubatuba de uma maneira sustentável e integrada”, revela Vinícius Fiore.

Hostel da Vila conquista primeiro Hoscars

Desde que surgiu, há pouco mais de sete anos, o Hostel da Vila, em Ilhabela, atrai viajantes e ganhou holofotes na mídia graças a suas opções de hospedagem diferentonas ou “fora da caixa”, como gostam de pontuar.

hostel da vila ilha bela melhor hostel do mundo hoscars 2023
Cheias de personalidades, as hospedagens fora da caixa atraem milhares de seguidores nas redes sociais Rolê360

Os mais de 200 mil seguidores, apenas no Instagram, dão uma mostra de que o hostel, não a toa, está na lista de 10 entre 10 mochileiros.

Criado pelo turismólogo Felipe Gamba, o hostel reúne ideias e inspirações de tudo que o empresário viu nos dois anos em que deu uma volta ao mundo.

Além da hospedagem, é na experiência de integração que o hostel se destacou na premiação internacional. A intensa troca cultural e de experiências acontece principalmente no Floresta, o bar e restaurante que fica em um charmoso deck na beira da piscina do hostel.

hostel da vila ilhabela melhor hostel do mundo hoscars 2023 hostelworld
Cercado de natureza, é em torno da piscina que hóspedes do mundo todo interagem e vivem as experiências criadas. Divulgação

A programação é diária e vai de festas lotadas, com nomes da noite de São Paulo e artistas da região, até noites de cinema mais tranquilas. As atividades juntam hóspedes, locais e até outros turistas que estão pela ilha buscando um lugar para curtir.

Um dos maestros dessa integração é Ricardo Milani, também sócio do negócio. Nome conhecido do mercado de hostels do Brasil e também de Portugal, consegue fazer até os mais tímidos saírem do hostel cheios de melhores amigos.

hostel da vila ilhabela melhor hostel do mundo hoscars 2023
Apesar de ficar assim, no meio da floresta, o hostel está ao mesmo tempo a poucos passos do centro histórico da Ilhabela. Douglas Mendes

Para o criador do hostel, que bateu na trave em 2021, sendo o único brasileiro a ficar nas finais naquele ano, esse prêmio “representa muita coisa, para a gente é a categoria que mais tem a cara do que é um hostel. Agora é comemorar, vamos fazer muito barulho com isso”, comemora Gamba.

Saiba quem são os vencedores das outras categorias

A unidade da rede St. Christopher de Barcelona foi a campeã na categoria The Eco-Warrior, que premia os hostels que se destacam em ações de sustentabilidade.

A premiação para o melhor novo hostel do último ano ficou para o Ostello Bello Napoli, em Nápoles na Itália.

O brasileiro mais bem colocado nessa categoria foi o Jo&Joe Rio, que abriu suas portas ano passado no histórico Largo do Boticário, no Rio de Janeiro, e ficou em segundo lugar.

O Tribal Bali, na Indonésia, levou o prêmio na categoria The Digital Nomade, se tornando o melhor do mundo para os nômades digitais.

Veja o histórico dos hostels brasileiros na premiação

Nos últimos anos, os hostels do Brasil têm garantido presença constante na lista de melhores do mundo da Hostelworld.

A profissionalização do mercado e os esforços das hosteleiras e hosteleiros brasileiros para elevar o nível do mercado nacional, coloca os hostels nacionais no mapa dos mochileiros do mundo todo há um bom tempo.

Discovery Hostel, no Rio de Janeiro, abre a lista como um dos mais premiados do país. Foi considerado o segundo melhor hostel da América Latina em 2015, 2016 e 2017, ano em que também levou o prêmio de melhor hostel do Brasil, colocação que repetiu em 2018. Em 2020 eles se sagraram como o hostel mais popular da cidade maravilhosa.

Em janeiro de 2019, o Ô de Casa Hostel, de São Paulo, foi eleito o melhor do Brasil e, no início de 2020, considerado o segundo melhor da América Latina; o Green Haven Hostel, em Ubatuba/SP, já tinha levado o prêmio de melhor do Brasil em 2015, ano em que também ficou no topo dos melhores da América Latina, e repetiu a colocação de melhor do país em 2020.

Diego Bonel
Diego Bonel
Jornalista especializado na cobertura do mercado de hostels no Brasil. Desde 2017, está mergulhado na vivência dos hostels pelo país. Adora conhecer as histórias dos viajantes pelo caminho e criou o Brasil Hostel News para compartilhar a cultura hosteleira entre os viajantes brasileiros.

Leia Também

Pular para o conteúdo