sábado, abril 27, 2024

em alta

spot_img

Worldpackers lança programa para apoiar meios de hospedagem na gestão de resíduos

As discussões sobre os impactos que a presença humana causa no planeta nunca foram tão urgentes. As ondas de calor, o frio intenso, as inundações e outros fenômenos deixam claro que não dá mais para ser apenas ser sustentável, é preciso ser regenerativo. Essa é a linha do projeto Ecopackers, novo projeto de turismo regenerativo que será lançado no dia 23 de novembro em um evento online e gratuito, com objetivo de mobilizar os meios de hospedagem e voluntários da plataforma  Worldpackers para ações coletivas em resposta aos desafios atuais.

A iniciativa visa promover a conscientização e educação socioambiental de forma sistêmica, envolvendo colaboradores dos meios de hospedagem, hóspedes e comunidade local, contando com o apoio de viajantes voluntários treinados que atuarão como multiplicadores e facilitadores de boas práticas em descarte correto, reciclagem e gestão de resíduos.

“Nosso papel não será substituir a figura do gestor de resíduos, mas ser ponte para estas soluções e contar com a ajuda dos voluntários treinados que apoiarão no dia a dia da operação, conversando com hóspedes, organizando os coletores e promovendo ações de conscientização como Beach Clean Ups, trilhas ecológicas, entre outras”, explica Ana Karolina de Andrade, gerente de novos negócios e projetos socioambientais da Worldpackers.  

limpeza de Praia - Turismo regenerativo - Worldpackers - Ilhabela
A destinação correta de resíduos reduz os impactos do lixo gerado ainda é um grande desafio para meios de hospedagem. Fotos – Lucas Bianque

O lançamento contará com participação especial de personalidades e organizações ligadas ao universo da reciclagem como o ativista Diego Saldanha, criador da ecobarreira do Rio Atuba, que é padrinho do projeto. Para participar basta se inscrever gratuitamente até o dia 22 de novembro neste link. Os participantes do webinar também terão desconto especial no valor de adesão ao programa.

Segundo a plataforma, a questão do descarte correto nestes estabelecimentos é um desafio que transcende a capacidade da administração do local, já que depende também da colaboração dos hóspedes, que apresentam diferentes níveis de conhecimento e engajamento. Ao mesmo tempo, estes espaços têm grande potencial de serem referência em gestão dos resíduos, inspirando e transformando as pessoas que por eles passam. 

“Estamos oferecendo uma solução economicamente viável para os negócios de hospedagem iniciarem seus programas de gestão de resíduos, visto que as leis estão cada vez mais específicas para estabelecimentos comerciais”, complementa Ana.

Os anfitriões que aderirem ao programa de turismo regenerativo terão um acompanhamento recorrente do núcleo de projetos socioambientais da Worldpackers, que ficará responsável por mapear e conectar os participantes com cooperativas e outros serviços de reciclagem e logística reversa.

Além disso, a Worldpackers irá treinar e coordenar os voluntários que ajudarão presencialmente na adequação do espaço, da comunicação e também na conscientização dos hóspedes e staff do local.

Estes voluntários também atuarão no monitoramento da prática de gestão de resíduos dos anfitriões, que terão especial destaque na plataforma e canais da Worldpackers pelo comprometimento com a temática.

Entenda o que é a Worldpackers

Quem é hóspede recorrente de hostels com certeza já trombou com os famosos voluntários, que alguns preferem chamar de turistas colaborativos ou packers, para os mais íntimos com essa realidade de viajar trocando suas habilidades em troca de hospedagem e alimentação. 

Viajantes voluntários se dedicam na limpeza de praia, ganham hospedagem nos anfitriões parceiros e ainda vivem uma experiência única de troca.

Fundada por brasileiros em 2014, Worldpackers é uma das principais plataformas que faz a intermediação entre esses viajantes e anfitriões do mundo todo, presente atualmente em mais de 140 países. Não são apenas hostels, dá para viver essa experiências em projetos de permacultura, em agroflorestas e muitos outros estilos de hospedagem.

Eles formam uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, que já ajudou mais de 140 mil pessoas a realizarem o sonho de viajar pelo mundo.

Turismo regenerativo: mais de 2 toneladas de lixo retiradas das praias brasileiras

Desde abril de 2021,  a Worldpackers organiza e promove os Beach Clean Ups, dando a oportunidade para seus usuários trocarem a dedicação na limpeza da praia por 2 diárias de hospedagem gratuitas em anfitriões parceiros da iniciativa.

Até agora, já realizou 87 ações de Beach Clean Up, juntando mais de 1.800 voluntários e retirando 2 toneladas de resíduos, fortalecendo cooperativas de reciclagem, promovendo educação ambiental e engajando diversos atores locais para uma relação mais sustentável com os territórios.

Diego Bonel
Diego Bonel
Jornalista especializado na cobertura do mercado de hostels no Brasil. Desde 2017, está mergulhado na vivência dos hostels pelo país. Adora conhecer as histórias dos viajantes pelo caminho e criou o Brasil Hostel News para compartilhar a cultura hosteleira entre os viajantes brasileiros.

Leia Também

Pular para o conteúdo