domingo, maio 5, 2024

em alta

spot_img

Muito além da hospedagem, hostels podem ser ferramentas de transformação pessoal

Se já se hospedou em um hostel, sabe que nesse ambiente é muito comum compartilhar, socializar e se divertir.

Mas o que muitos não sabem e alguns outros sentem, mas não encontram palavras para explicar, são as transformações que esse tipo de hospedagem pode proporcionar.

É isso mesmo! Percebo que, para mim e para tantos outros viajantes, o hostel se torna muito mais que uma acomodação, é uma experiência transformadora.

Tanto minha formação em Psicologia, quanto minha vasta experiência em hostels, me mostram que passar por transformações nesses lugares é mais que comum.

Mas afinal, quais transformações são essas e como isso acontece?

Bem, com tudo na vida, precisamos de alguns “ingredientes” ou de alguns elementos para que possamos ter uma mudança em nossas vidas.

Alguns deles que os hostels podem nos proporcionar são:

Conexões (consigo mesmo e com os outros)

Estar em um hostel, principalmente viajando por conta própria, pode ser uma oportunidade para você se conectar, tanto com você mesmo quanto com os outros.

Pode ser que as situações naquele ambiente, por exemplo, tragam emoções suas à tona, o que pode te auxiliar em um processo de autoconhecimento.

Assim como, as interações com os diferentes tipos de pessoas durante a estadia, incluindo o staff, também podem ser elementos de desenvolvimento pessoal e, quem sabe, até profissional para você, criando novas amizades e fazendo networking, por exemplo.

Abertura

O ambiente mais livre, compartilhado e social que os hostels costumam ter tende a influenciar uma abertura interna de quem passa por ali.

Essa abertura é necessária para receber novas informações e se permitir mudar, sendo esse um dos motivos pelo qual o ambiente de hostel pode influenciar a transformação dos viajantes.

É possível até que você consiga ampliar sua visão sobre diversos assuntos e também aprofundar sua compreensão e apreciação por várias coisas na vida.

Intensidade

Quem conhece sabe que no ambiente de hostel as coisas costumam ter outro nível de intensidade, principalmente para viajantes que passam um longo período de tempo hospedados ou praticamente morando em hostels.

A alta intensidade das interações, conversas, diversões e trocas tendem a elevar o grau de impacto dessa experiência, dando aquela impulsionada no processo de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Sendo assim, o hostel acaba sendo um lugar privilegiado para proporcionar uma experiência impactante na vida das pessoas.

O que mais precisa?

Os elementos citados são alguns dos que podem influenciar mudanças e o desenvolvimento positivo de viajantes que se hospedam em hostels, porém, para efetivamente ter uma mudança de longo prazo precisa de mais umas coisinhas.

É importante que o viajante ou a viajante esteja aberto a essas oportunidades que o hostel oferece, reconhecendo também seus limites e sentimentos durante e após essa experiência.

Existe a possibilidade, por exemplo, do hostel tentar oferecer toda essa experiência e, mesmo assim, o viajante, por algum motivo, não estar aberto e disponível para desfrutar de tudo isso naquele momento. E está tudo bem também.

Mas quando rola o “match” entre o viajante e a experiência que o hostel oferece…aí sim acontece a “mágica”.

Se já experimentou isso, sabe do que estou falando…se ainda não, mas tem vontade, te convido a se jogar e se deliciar também um pouquinho com essa vida de hostel e suas transformações.

Quer saber mais? Veja essa entrevista em que o Lucival fala sobre viagens transformacionais.

Diego Bonel
Diego Bonel
Jornalista especializado na cobertura do mercado de hostels no Brasil. Desde 2017, está mergulhado na vivência dos hostels pelo país. Adora conhecer as histórias dos viajantes pelo caminho e criou o Brasil Hostel News para compartilhar a cultura hosteleira entre os viajantes brasileiros.

Leia Também

Pular para o conteúdo