sábado, abril 27, 2024

em alta

spot_img

Vai ficar num hostel pela primeira vez? Vem ver tudo que você precisa saber pra ter a melhor viagem da sua vida

O compartilhamento de espaços é uma das coisas mais marcantes na experiência de ficar em um hostel

Desde o quarto que você vai compartilhar com pessoas que nunca viu na vida, caso opte por um compartilhado, passando por áreas comuns e chegando ao banheiro. 

Se todos tomarem cuidados básicos essa convivência só deixará saudades e boas lembranças.

Preparamos um guia bem simples para te ajudar a entender algumas questões sobre a boa convivência em espaços compartilhados. 

No Brasil Hostel News você vai achar tudo que você precisa para saber o que é um hostel, como é ficar em um hostel e dicas dos melhores hostels do Brasil. 

Respeite sempre o descanso do colega 

Não importa a hora, é sempre bom ver se não tem ninguém dormindo antes de acender a luz ou começar a trocar ideia no quarto compartilhado. Dids Hostel/Divulgação

Se você escolheu um quarto compartilhado vai ter que tomar alguns cuidados para não incomodar seus colegas.

Você não gosta que acendam a luz quando você resolveu pegar no sono, né?

Então, que tal dar uma olhada se tem alguém dormindo quando entrar no quarto, mesmo durante o dia? 

Afinal, vai saber que horas – e em quais condições –  a pessoa foi descansar.

Você não quer deixar o quarto com cheiro de busão de excursão de colégio, né?

Os quartos compartilhados proporcionam a integração que atrai mochileiros do mundo todo. O cuidado para deixar sempre os quartos em perfeitas condições é uma obrigação de todos. Divulgação/JO & JOE RIO

Nada de levar comidinhas e bebidas para sua cama pois, além do cheiro que pode incomodar, isso pode atrair formigas e outros insetos que queremos bem longe da nossa cama, né? 

Os hostels costumam ter lugares suficientes para você fazer um lanchinho, além de ser uma oportunidade para se integrar e conhecer outros hóspedes e criar conexões únicas.

Fone de ouvido, use sem moderação!

A gente sabe que sua playlist é incrível, que a sua música preferida é muito boa e que todos precisam conhecer essa banda nova que você acabou de descobrir. 

Mas usar caixas de som no quarto não é – definitivamente – a melhor forma de disseminar essa pérola da música mundial. Captou?

As áreas comuns são os lugares ideais para isso. Se quiser ver um filme, uma série, ou mesmo ficar rolando seu feed deitado na cama, use seu fone de ouvido sempre.

Se tiver um bar, não vale levar bebida de fora

O bar de qualquer hostel é o lugar ideal para você interagir e conhecer gente do mundo todo. Mas se atente às regras para não tomar uma bronca. Divulgação/Social Hostel e Bar

Você já entrou em algum bar levando sua própria bebida? A gente sabe que não, seria no mínimo bem estranho. Essa é a lógica por aqui. 

A maioria dos hostels tem bares com preços bem convidativos. Não é regra. Tem alguns lugares que não se importam com bebidas compradas fora do hostel. 

Tá na dúvida? Converse com alguém da equipe para evitar constrangimentos e não tente bancar o espertão, pois a galera de hostel está calejada e vai saber.

Mas e na hora do rango?

No Angatu Hostel, em Moema (SP), a cozinha tem cara de casa de mãe e é o lugar onde os hóspedes se reúnem para bater papo enquanto cozinham juntos. Divulgação/Angatu Hostel

Comer é uma das melhores coisas de uma viagem. Mas nem sempre dá para fazer todas as refeiões em restautrantes legais. 

Uma das principais vantagens pra quem gosta de economizar enquanto viaja é procurar um hostel que tenha um cozinha compartilhada. 

É bom sempre também perguntar quais equipamentos estão à disposição na cozinha do hostel.

Alguns tem uma cozinha completa, outros uma estrutura mais enxuta para pequenas refeições e lanches rápidos.

Aproveite esse momento de cozinhar para trocar ideia com a galera. Pode ser que você junte os ingredientes com outras pessoas e saia um dos inesquecíveis rangos coletivos de hostel. 

Lembre-se que a regra do sujou-limpou tem que ser seguida a risca na cozinha para o bem de todos e felicidade geral dos hóspedes e staff.

Não quer dividir quarto? É só escolher um privativo!

Em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, o Green Haven Hostel tem opções de suítes como essa, com uma vista única para o mar. Divulgação/Green Haven Hostel

Sim. Hostels também têm quartos privativos. Isso quer dizer que se você está indo pela primeira vez viver essa experiência não precisa se jogar num beliche assim de cara.

Cada vez mais, e principalmente depois da pandemia, os hostels brasileiros estão investindo em quartos privativos que não passam vergonha se comparados ao de muitos hotéis tradicionais.

Tem opções de suíte e algumas opções que você tem que usar o banheiro compartilhado fora do quarto. Tudo é uma questão de pesquisar muito e se informar para entender o que está reservando.

Mas é importante dizer que essas opções são, obviamente, mais caras que os dormitórios em que você compartilha o quarto.

O mais legal é que você pode escolher mais privacidade na hora de dormir e não abrir mão do clima que só um hostel oferece.

Tem quarto para casal, com duas camas de solteiro ou até mesmo os que hospedam uma família ou grupos de amigos. Não tem mais desculpa, né?

Viu como é simples! 

O bom e velho bom senso e respeito ao próximo. É importante lembrar que cada hostel vai ter suas regras específicas.

Um que fica no litoral com certeza terá regrinhas diferentes de hostels na montanha, por exemplo.

“Se tem placa, tem história”. Essa máxima é verdadeira em hostels, ninguém quer se o chatão das regras, mas elas são necessárias para o convívio em qualquer lugar, principalmente nos ambientes compartilhados.

Diego Bonel
Diego Bonel
Jornalista especializado na cobertura do mercado de hostels no Brasil. Desde 2017, está mergulhado na vivência dos hostels pelo país. Adora conhecer as histórias dos viajantes pelo caminho e criou o Brasil Hostel News para compartilhar a cultura hosteleira entre os viajantes brasileiros.

Leia Também

Pular para o conteúdo