“Clonaram nosso instagram, por favor denunciem esse perfil falso”. Mensagens como essa surgiram ao menos três vezes só essa semana em um grupo de whatsapp que reúne empresários de hostel do Brasil. Os golpistas criaram contas com nomes parecidos, copiaram a identidade visual dos negócios, postaram fotos e começaram a entrar em contato com os clientes.

O primeiro caso relatado nos últimos dias foi com o Ipanema Beach Hostel, no Rio de Janeiro. Em seguida, o sócio do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçú, e o responsável pelo Hostel Clan.Destino, em Ilhabela, também pediram ajuda dos colegas de mercado para tentar derrubar as contas falsas.

Não demorou muito para que, no mesmo grupo, surgissem mensagens de outros empresários dizendo que em cidades como Búzios (RJ) e Ubatuba (SP) vários outros meios de hospedagem já tinham sido vítimas do mesmo golpe.

Nos três casos a história é sempre a mesma. Uma mensagem em nome do hostel diz que para concorrer a três diárias grátis era preciso enviar o nome completo e o número do celular, para que depois fosse enviado um código, via SMS, para que a pessoa participasse da pseudo-promoção.

Assim que o cliente enviava aos bandidos o tal código, tinha seu whatsapp clonado e os criminosos começavam a mandar mensagens para os contatos pedindo dinheiro.

“Recebi uma mensagem de uma seguidora pelo instagram. Ela mandou prints de uma mensagem enviada”, relata Mariana Bieno, do time de atendimento digital do Hostel Clan.Destino, de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

Segundo ela, apesar de muito parecido, o número de seguidores e postagens diferem muito da conta oficial do hostel e a cliente logo percebeu que tinha algo de errado. “Foi tudo muito rápido, logo em seguida recebi uma sequência de mensagens perguntando se tínhamos mudado de perfil”, conta ela triste de que uma das pessoas teve seu whatsapp clonado assim que passou os dados pedidos pelos criminosos.

A mensagem enviada para os hóspedes do Tetris Container Hostel, por meio do perfil falso, é praticamente idêntica e também pede que sejam enviados os dados e depois um código que seria enviado por SMS. Ricardo Nisiide, um dos sócios do hostel, disse à reportagem que já fez um Boletim de Ocorrência online para comunicar a fraude, mas quando foram alertados do problema algumas pessoas já tinham se tornado vítimas.

“Teve uma pessoa que passou os dados e começou a receber ligação dos EUA”, lamenta o empresário que já fez uma postagem no perfil real do hostel para avisar seus seguidores da tentativa de golpe.

Fellipe Melo, do Ipanema Beach Hostel, conta que sua primeira ação foi tentar derrubar a conta falsa postando o golpe em váriso grupos que participa. Apesar de ter recebido mais de 500 prints de pessoas confirmando que fizeram a denúncia do perfil falso, a conta criada pelos criminosos continua no ar.

“Quando percebi que o primeiro plano não estava funcionando, começamos a mandar directs a todas as pessoas que começaram a seguir a conta fake, eram todos nossos seguidores”, detalha o empresário.

Desconfie de promoções “imperdíveis”

O turismo está em um momento de retomada e vários hostels estão fazendo promoções para atrair seus clientes fiéis. Porém, é preciso sempre desconfiar de mensagens que peçam para que envie dados pessoais, pois essa não é uma prática comum entre os hostels.

O ideal é entrar em contato com o hostel por algum canal que você tenha certeza que está falando com eles para confirmar se realmente enviaram aquela mensagem.

Todo cuidado é pouco!