sábado, abril 27, 2024

em alta

spot_img

Aniversário de SP: 3 hostels no litoral norte para curtir o feriadão em contato com a natureza

Hostels no Brasil apostam cada vez mais em quartos privativos

Uma das coisas que o paulistano sempre sabe é que logo em janeiro pode rolar um bom feriado para dar uma escapadinha da cidade grande.

Comemorado no dia 25 de janeiro, o aniversário da cidade, que esse ano completa 468 anos, em 2022 cai numa terça feira, ideal para aquela emenda que o brasileiro tanto gosta. 

Para facilitar a vida de quem ainda não tinha se dado conta de que esse ano dá para dar uma fugida mais longa, a gente preparou uma lista de hostels ideais para quem quer curtir as praias do litoral norte do estado.

A exuberância da junção do mar com a Mata Atlântica fazem do litoral norte de São Paulo, um dos roteiros obrigatório para quem curte natureza.
A exuberância da junção do mar com a Mata Atlântica fazem do litoral norte de São Paulo, um dos roteiros obrigatório para quem curte natureza. FOTO: Andressa Moraes – @dessaamorim

Se você não está afim de um quarto compartilhado, relaxa que uma das tendências nos hostels é o aumento das opções de quartos privativos.

São opções ideais para um casal, grupos de amigos ou famílias  que gostam da experiência única de um hostel, mas preferem dividir quarto ou banheiro só entre quem está viajando junto. 

Separamos três hostels bem diferentes entre si para que você possa escolher o que mais se encaixa no seu estilo de viagem. Não se esqueça que fazer um turismo consciente também é responsabilidade sua como turista. Faça sua parte!

Hostel em Ubatuba já faturou diversos prêmios internacionais

A cidade começou o ano de 2022 liderando o ranking de estâncias turísticas do estado de São Paulo., que leva em consideração os atrativos locais e a estrutura turística.

Cravada no litoral norte de São Paulo, entre o mar e a Mata Atlântica, a cidade tem uma costa que, a cada curva da Rodovia Rio-Santos (SP-055), surpreende com cenários paradisíacos de tirar o fôlego.

Além de toda essa exuberância, Ubatuba também abriga um dos melhores hostels do país, premiado internacionalmente várias vezes, inclusive como melhor hostel do Brasil e da América Latina. 

De frente para a praia do Perequê-açu, a casa da família foi transformada pelos irmãos Fiore em um dos hostels mais premiados hostels do país.
De frente para a praia do Perequê-açu, a casa da família foi transformada pelos irmãos Fiore em um dos hostels mais premiados hostels do país. Divulgação

O Green Haven Hostel, na praia do Perequê-açu, é o destino certo de quem quer interagir com gente do Brasil e do mundo.

Conhecido pelas festas que animam o espaço semanalmente, eles também aderiram à tendência de ampliar a opção de quartos privativos.

O hostel já contava com os disputados bangalôs que, além da acomodação privada, oferecem uma pequena estrutura de cozinha, ideal pra quem quer dar aquela economizada.

A tendência de mais quartos privativos também chegou por lá. No início do ano passado, lançaram o Green Haven Residence, em outro imóvel e foca no público que quer curtir o hostel, mas ir para um lugar mais tranquilo para dormir. 

Seguindo a tendência mundial de ampliar as opções de quartos privativos, o Green Haven transformou dois de seus compartilhados em quartos privados.
Seguindo a tendência mundial de ampliar as opções de quartos privativos, o Green Haven transformou dois de seus compartilhados em quartos privados. DIvulgação

Para essa temporada, dois dos quartos compartilhados do hostel também ganharam uma nova configuração.

O quarto que acomodava até 8 pessoas, agora virou um privativo híbrido, que pode hospedar de um a quatro viajantes.

Novos quartos privativos podem abrigar um casal, uma família ou amigos que estão viajando juntos.
Novos quartos privativos podem abrigar um casal, uma família ou amigos que estão viajando juntos. Divulgação

O outro adaptado foi o que acomodava em beliches até 13 mochileiros, transformado em dois privativos pensados para casais; um suíte e outro com banheiro privativo, mas fora do quarto.

“A galera não parou de dividir quarto, parou de dividir com pessoas que eles não conhecem. O esquema dos quartos híbridos está funcionando bem, tanto como privativo como compartilhado”, conta Vinícius Fiore, um dos sócios do hostel.

Hostel em Maresias junta baladeiros e surfistas

Com 20 anos de praia, o Maresias Hostel está a apenas 150 metros da badalada praia que formou o campeão Gabriel Medina. Ideal para quem pega onda ou para os que gostam de ficar na areia vendo as manobras. 

Hostel em Maresias - Surfistas de todo o Brasil, como os amigos cearenses da foto, querem conhecer as ondas que forjaram o campeão Gabriel Medina.
Surfistas de todo o Brasil, como os amigos cearenses da foto, querem conhecer as ondas que forjaram o campeão Gabriel Medina. Foto: Lucas Bianque – @artbianque

Mas não é só de onda que vive Maresias. O bairro da costa sul de São Sebastião atrai já há muito tempo a galera que gosta de uma boa balada. 

O Maresias Hostel está no coração da vida noturna do bairro, bem no meio da rua que concentra os principais bares com música ao vivo todos os dias.

Com uma intensa agenda musical, a cervejaria Ay Caramba aposta em cervejas especiais e cardápio recheado de sabores argentinos.
Com uma intensa agenda musical, a cervejaria Ay Caramba aposta em cervejas especiais e cardápio recheado de sabores argentinos. Foto: Thiago Carvalho – @thiagofototrip

Anexo ao hostel está a cervejaria Ay Caramba, que aposta nas cervejas especiais e cardápio com sotaque argentino, com destaque para as empanadas feitas com farinha importada da Argentina.

Atualmente, são 42 suítes que acomodam de duas a oito pessoas em diferentes configurações de camas para atender os mais diferentes públicos.

Tem quarto com um beliche, quarto com cama de casal apenas, além de opções de quartos para família e grupos maiores.

Hostel se destaca no mercado por ter todos seus quartos com banheiros internos. Ao todo são 42 suítes nas mais diferentes configurações.
Hostel se destaca no mercado por ter todos seus quartos com banheiros internos. Ao todo são 42 suítes nas mais diferentes configurações. Foto: Lucas Bianque – @artbianque

O Maresias Hostel faz parte da HI Hostel Brasil, braço nacional da Hostelling International, a maior rede de hostels do mundo.

Ambientalmente responsáveis, eles adotaram diversas medidas sustentáveis e receberam o Selo de Qualidade e Sutentabilidade HI Q & S, reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável. 

Hostel em Ilhabela aposta nos quartos diferentões

Há cinco anos no mercado, o Hostel da Vila já se tornou uma referência na hostelaria nacional quando o assunto é oferecer experiências de hospedagem “fora da caixa” como gostam de dizer. 

O hostel tem duas unidades na cidade, uma na Vila (o centro histórico) e outra na Praia do Bonete, já considerada uma das 10 mais lindas do país, em uma comunidade caiçara isolada de cerca de 500 moradores, com acesso apenas por uma trilha de 12km ou uma hora de barco.

Quartos privativos que propõe experiências diferentes são os grandes atrativos do hostel em Ilhabela.
Quartos privativos que propõe experiências diferentes são os grandes atrativos do hostel em Ilhabela.Foto: @role360

Na unidade da Vila dá para dormir numa kombi hippie, numa casa na árvore, num domo geodésico com vista panorâmica, num veleiro estacionado na mata, entre outras opções bem diferentes.

No início desse ano, eles anunciaram os Yurts, tendas típicas dos povos nômades da Ásia Central e um Ônibus de 1979, que foi reformado para virar um quarto para até três pessoas, como as novidades da temporada. 

No fim de 2021, para atender à crescente demanda de quartos privativos, eles abriram o Vilarejo, uma estrutura com 13 suítes com padrão de hotel, a 150 metros da unidade da Vila.

Os 13 quartos do Vilarejo tem um padrão mais próximo à hotelaria tradicional e mira no público que busca um pouco mais de conforto, mas ainda quer a vibe do hostel.
Os 13 quartos do Vilarejo tem um padrão mais próximo à hotelaria tradicional e mira no público que busca um pouco mais de conforto, mas ainda quer a vibe do hostel.Lucas Bianque – @artbianque

A unidade do Bonete também ganhou novidades nesta temporada. Eles inauguraram os quartos na Torre, uma estrutura de madeira que ganhou muitas cores para abrigar dois quartos privativos com toda estrutura, inclusive com banheiros exclusivos.

No meio de uma vila de caiçaras, isolada do resto da ilha, a unidade do Hostel da Vila, no Bonete, também entrou na onda de mais quartos privativos.
No meio de uma vila de caiçaras, isolada do resto da ilha, a unidade do Hostel da Vila, no Bonete, também entrou na onda de mais quartos privativos. Divulgação

Entenda como reservar um hostel com descontos

Existe um jeito muito simples que além de te dar descontos nas reservas, ainda ajuda o mercado de hostel a se recuperar depois desse período tão difícil para o turismo.

Pesquise os hostels, leias as avaliações nos sites de reserva e vá para as redes sociais. É lá que o hostel vai mostrar todo seu potencial, que você vai conseguir ver o estilo da galera e, principalmente, reservar diretamente com o hostel.

Essa simples movimentação te garante um preço mais acessível e faz o hostels não pagarem uma comissão muitas vezes bem alta para esses sites de reserva.

Diego Bonel
Diego Bonel
Jornalista especializado na cobertura do mercado de hostels no Brasil. Desde 2017, está mergulhado na vivência dos hostels pelo país. Adora conhecer as histórias dos viajantes pelo caminho e criou o Brasil Hostel News para compartilhar a cultura hosteleira entre os viajantes brasileiros.

Leia Também

Pular para o conteúdo