Muita gente, principalmente no Brasil, ouviu falar de hostel há pouco tempo. Mas na verdade essa história de se hospedar de maneira compartilhada já existe no mundo há mais de 100 anos e, no Brasil, o primeiro hostel foi aberto lá em 1961, no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro, por um casal de professores.

Para não deixar que essas histórias se percam, a HI Brasil se juntou ao Brasil Hostel News, único veículo de imprensa dedicado à cobertura da hostelaria nacional. Eles terão um espaço semanal no portal para compartilhar essas histórias em um blog. Além disso, o editor do portal, Diego Bonel, vai comandar um programa de entrevistas com quem fez e faz a história desse mercado no país. 

Além de criar novas parcerias e vantagens para quem se associar à HI Brasil, que hoje é a maior rede de hostels do mundo, o braço brasileiro da entidade resolveu que era hora de registrar e documentar a história da hostelaria nacional. 

“É um orgulho imenso abrir esse espaço para que a entidade que criou o conceito de hostels no mundo. Esse conteúdo vai enriquecer o portal, ajudar ainda mais a disseminar a cultura de hostels no país e, com certeza, será recheado histórias incríveis”, comemora Bonel, que em setembro de 2020 mediou os debates do 21o Encontro HI Hostel Brasil.

O programa Papo HI Hostel será transmitido ao vivo, toda quinta-feira, às 19h, a partir do dia 22 de abril, pelo canal do youtube do Brasil Hostel News e os textos vão ao ar as sextas-feiras no blog dentro do portal.

Muita história para contar

Quem vive a hostelaria sabe que o que não faltam são histórias para contar. Tem as emocionantes e que aquecem o coração; as inusitadas que muita gente não acredita; aquelas divertidas que fazem sucesso nas rodas de amigos. Tem de tudo.

Conhecidos até bem pouco tempo como Albergues da Juventude, um termo que se manteve por muitos anos até que a palavra hostel começou a ser disseminada, eles caíram no gosto de mochileiros do mundo todo e no Brasil não poderia ser diferente.

Com o passar dos anos, o conceito foi se popularizando e, o que surgiu como opção para hospedar estudantes alemães nas férias, se transformou em um dos tipos de hospedagens mais buscadas por quem quer viajar buscando experiências e não apenas uma cama para dormir.

Em dezembro de 2021, a Hostelling International Brasil comemora 50 anos de presença no país. Em 1971, com o crescimento desse estilo de hospedagem no país, foi fundada a Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), que hoje atende pelo nome HI Hostel Brasil, entidade oficial da hostelaria no Conselho Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo.

“A gente tem muito orgulho de há 50 anos ser referência quando se fala em hostels no Brasil. A entidade está se modernizando e ampliando sua comunicação com os empresários e viajantes. Queremos que cada vez mais brasileiros experimentem e se apaixonem pelos hostels incríveis que temos no país”, finaliza Alex Vieira de Deus, presidente da entidade.